Voltar

Tratamentos

Implantes Dentários

Os implantes são pinos ou parafusos de titânio utilizados para substituição da raiz de dentes perdidos, que servirão de base para a futura prótese (dentes). O implante fica firmemente aderido ao osso por meio da osseointegração, que é um processo natural onde o osso e o implante de titânio puro se integram, proporcionando uma estabilidade parecida com a dos dentes naturais. Com o avanço nos estudos dos implantes, hoje em dia é possível (em alguns casos) proporcionar dentes que se pareçam e funcionem como se fossem seus de uma forma bem segura em até 72 horasA taxa de sucesso dos implantes osseointegráveis é alta, havendo diversos estudos científicos comprovando sua eficácia, mesmo após muitos anos em função mastigatória. NÃO EXISTE A REJEIÇÃO EM IMPLANTES. O Implante não é “rejeitado” pelo organismo pois é feito de titânio, que é um material muito bem aceito pelo corpo humano e muito utilizado na medicina (no caso de fraturas em ortopedia por exemplo).

 

Existe, porém, uma possibilidade pequena de perda do implante (não ocorrência da osseointegração), em torno de 2 a 5% dos casos, que normalmente ocorre logo após o período de repouso pós-implantação; o que torna a técnica muito segura e previsível. Essa perda se dá por alguns fatores, como por exemplo uma má higiene na região aonde foi instalado o implante.. Nesses casos o implante é removido facilmente, podendo um novo implante ser recolocado no local. Uma vez osseointegrado, o implante corretamente instalado e a prótese adequadamente planejada praticamente eliminam a chance de fracassos.

 

 Eventuais perdas de implantes podem estar, no entanto, associadas à infecção, sobrecarga prematura dos implantes, má higienização local, ou casos em que o paciente não apresente um quadro sistêmico favorável (Pacientes com câncer que estão sendo tratados com quimioterapia, pacientes com doenças sistêmica como a Leucemia, Diabetes não controlada, entre outras). Essas perdas são evitadas na sua maioria pelo correto planejamento e execução do caso por profissionais adequadamente habilitados.

 

 Os estudos de acompanhamento clínico estão próximos de 50 anos e os resultados com esta técnica permanecem estáveis com o passar do tempo. Porém não devemos esquecer que uma boa higiene diária e as consultas de manutenção são requisitos indispensáveis para o bom funcionamento de nossas próteses.

 

Para os pacientes que possuem boa quantidade óssea, atualmente já é possível a realização de implante dentário com carga imediata. Nestes casos o implante é colocado, e a prótese provisória pode ser instalada imediatamente.

 

Nos casos onde o osso está extremamente atrofiado, em pouquíssima quantidade, usamos os enxertos ósseos.

Há diversos tipos de enxertos, sendo que os melhores e mais utilizados são os chamados autógenos, quando o doador é a própria pessoa. A indicação por um ou outro tipo depende do caso e da opção do paciente. Estamos preparados para a realização de reabilitações com enxertos ósseos.

 

Indicações do implantes:

- Perda de um ou mais dentes.

- Possibilidade de perder uma prótese fixa, quando um ou mais dentes naturais se enfraquecem.

- Alterações na estética facial devido à perda dos dentes.

- Falta de confiança no falar ou rir.

- Risco de perda de dente por doença periodontal (gengiva).

- Dificuldade de mastigar certos alimentos.

- Prótese total (dentadura) ou parcial (ponte móvel) solta.

 

O tratamento com implantes tem melhorado a vida de muitas pessoas trazendo benefícios e vantagens tais como:

- Melhora da saúde graças à capacidade de mastigar uma ampla variedade de alimentos nutritivos.

- Melhora da auto-estima do paciente pois a restauração da boca da forma pode ficar mais parecida com o estado natural; devolvendo uma harmonia estética facial e dentária.

- Maior conforto e confiança devido à eliminação de próteses totais ou próteses parciais mal ajustadas ou soltas.

- Evita o desgaste de dentes vizinhos, necessário para a colocação de próteses fixas sem implantes.

 

Tipos de proteses sobre implantes

Próteses Totais Sobre Implantes

1. Próteses Totais Fixas: São os chamados Protocolos Sobre Implantes e tem como função a reposição de todos os dentes perdidos de um ou dos dois arcos dentários através da colocação cirúrgica de quatro ou mais implantes para retenção e fixação da prótese.

Podem ser confeccionadas em diferentes materiais.

Normalmente a primeira prótese é feita totalmente em acrílico, neste caso é uma prótese provisória de média duração com a função de restabelecer a função estética e mastigatória e ajudar na reprogramação neuromuscular do paciente. Em um segundo momento, deve ser confeccionada uma nova prótese de longa duração, neste caso podem ser em materiais metaloplásticos (estrutura interna metálica revestida por resina acrílica), ou metalocerâmica (estrutura metálica revestida por porcelana) ou zirconcerâmicas (estrutura em zircônia revestida por porcelana).

 

2. Próteses Totais Removíveis: São as chamadas Overdentures, ou sobredentaduras. Em casos onde não é possível a colocação de muitos implantes para a realização de um protocolo por motivo de falta de estrutura óssea onde não há a possibilidade de utilização de enxertos, mas existe é possível a colocação de implantes em apenas algumas regiões, estes podem ser aproveitados para retenção de uma prótese total através deencaixes ou clipes de retenção. Isso proporciona a dentadura uma retenção melhor do que as convencionais, obtendo maior conforto e segurança ao paciente evitando que ela se desloque ao falar ou mastigar. São confeccionadas geralmente em resinas acrílicas, de forma semelhante as dentaduras convencionais.

 

3. Próteses Parciais Sobre Implantes

Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatória do paciente. Normalmente elas são confeccionadas em metalocerâmicas ou metalozircônia.

Durante o tratamento existe a possibilidade de utilização de próteses provisórias removíveis, fixas, ou fixas sobre os implantes, dependendo das condições locais e clínicas durante a colocação dos implantes o que deve ser avaliado a critério do cirurgião dentista.

 

Métodos de Fixação

As próteses sobre implantes também se diferenciam quanto ao tipo de fixação. Estes métodos de fixação podem ser utilizados em diversas situações clínicas e serão selecionados a critério do cirurgião dentista para proporcionar a cada caso uma melhor solução protética:

- Encaixes: ou clipes de retenção, são utilizados exclusivamente nas Overdentures e é uma fixação removível, isto é, o paciente pode remover a prótese para higienização da prótese e dos implantes, o que deve ser feito após cada refeição.

- Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos em consultório pelo cirurgião dentista habilitado, o que normalmente é feito nas consultas de rotina para manutenção. São utilizadas em casos de próteses fixas com dois ou mais elementos. Só são contraindicadas em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese estejam em regiões aparentes e que possam comprometer a estética.

- Próteses Cimentadas: São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos. Nestes casos a fixação é praticamente permanente só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica. São utilizadas normalmente em casos de implantes unitários ou múltiplos.


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Dicas e Orientações

Ver todas as Dicas e Orientações

(48) 3533-2003 - Sombrio / SC

(48) 3626-1444 - Tubarão / SC

(51) 3626-1266 - Torres / RS


Política de Privacidade

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Eduardo Porto