Tratamentos
Próteses
Próteses removíveis
É a recuperação dos dentes danificados ou extraídos através do uso de dentes artificiais, e pode ser dividida em 2 tipos: fixa ou removível.
Tipos de próteses removíveis
Próteses Totais ou dentaduras são dispositivos utilizados quando há perda de todos os dentes. Seu sistema de retenção é somente adesão sobre a gengiva. Com o uso constante ocorre, sem que o paciente perceba, um desgaste dos dentes e uma diminuição do osso na parte interna da prótese. Isto pode a longo prazo causar problemas nas articulações da mandíbula (ATM) pela diminuição da altura da mordida. Com o advento dos Implantes, novas perspectivas se abriram para a solução de casos difíceis com pouca retenção e estabilidade das próteses totais.
Durante muitos anos foram utilizadas na confecção de próteses totais e parciais removíveis, resinas que imitavam as gengivas do paciente de maneira apenas satisfatória por haver apenas uma cor disponível, o rosa-claro. Hoje em dia se sabe que apenas 5% da população mundial tem as gengivas desta cor e por variações na idade e raça do paciente podem haver uma infinidade de cores possíveis, o que prejudica a estética principalmente nos casos onde o paciente mostra a gengiva ao sorrir. Hoje existem técnicas e materiais laboratoriais para confecção de próteses parciais removíveis e totais com as chamadas "Gengivas Caracterizadas" ou "Personalizadas" onde através de uma escala de cores, o dentista escolherá a cor mais adequada para a gengiva de cada paciente, dando às próteses uma naturalidade estética muito maior.
Prótese Fixa
Coroas, facetas e pontes em porcelana
As próteses fixas têm por finalidade restaurar a anatomia, a função e a estética dos dentes perdidos e/ou danificados, e sua principal característica é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista, e que, tem um resultado estético excelente.
Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas. Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio.
As Próteses metalo-cerâmicas são próteses fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental perdido enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência à prótese.
As coroas e Próteses Fixas "Metal Free" em porcelana pura, In Ceram e Procera; podem ser unitárias ou de até 3 elementos, semelhantes às Metalo-Cerâmicas. A diferença principal é a de possuir estrutura não-metálica. Seu resultado estético é excelente para o dente de porcelana poder ser cimentado na boca.
Coroa para Dentes Anteriores
O que é coroa?
É o nome que se dá a uma prótese que visa substituir a coroa de um dente natural que foi prejudicada em sua estrutura e em sua beleza.
É necessário afinar (desgastar) o dente para confeccionar uma coroa?
Sim. Somente dessa maneira se obtém espaço suficiente para a confecção de uma coroa semelhante à forma e ao tamanho de um dente natural.
Quais os tipos de materiais utilizados?
Resina acrílica e porcelanas. Para dar maior resistência, pode-se utilizar estruturas internas de metal.
Qual a diferença entre resina e porcelana?
A resina é um material de manuseio mais simples que a porcelana. Apresenta um maior desgaste e, com o tempo, a alteração da cor também é maior. A porcelana apresenta maior dureza e estabilidade de cor e supre melhor o quesito estético.
Há riscos de fraturas?
A coroa artificial, quando bem executada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais.
Enquanto a prótese é confeccionada no laboratório, o que se usa sobre o dente desgastado?
Coroas provisórias de acrílico, que são executadas imediatamente e colocadas sobre o dente desgastado, suprindo as necessidades estéticas e funcionais. Essa coroa, depois, será removida e substituída pela chamada "definitiva".
Como a coroa é fixada ao dente?
O próprio encaixe sobre o dente desgastado já é uma forma de retenção, que será melhorada com agentes cimentantes específicos que, além de aumentarem a retenção, irão promover o vedamento.
Qual o motivo do escurecimento próximo à gengiva?
Muitas vezes, esse escurecimento é causado pela transparência dos tecidos gengivais que, por serem finos, mostram a sombra de uma raiz escurecida. Outras vezes, é a cinta de metal que, por falha técnica, ficou visível, ou ainda porque houve um afastamento gengival expondo a área da emenda entre a coroa artificial e o dente.
Facetas Laminadas
É um tipo de restauração que envolve somente a parte frontal dos dentes, muito utilizada por artistas e pessoas famosas, podendo ser confeccionada diretamente (com o uso de resinas) ou indiretamente (é feito um molde e enviado a um laboratório de próteses). As facetas indiretas podem ser feitas de resinas laboratoriais, chamadas de cerômeros, que seriam resinas com partículas de porcelana. Geralmente as facetas são indicadas pelo fator estético, pois é capaz de corrigir problemas como dentes excessivamente escuros, com manchas ou excessivamente restaurados na face frontal, além disso, corrigir problemas anatômicos de dentes mal formados. As facetas possuem indicações e contraindicações assim como todo material da odontologia. Em muitos casos é válido realizar uma restauração protética maior (coroa de jaqueta) do que uma faceta, por isso deve haver uma avaliação prévia de um profissional qualificado. As facetas têm por vantagens a preservação da estrutura dentária, pois o desgaste para se realizar uma coroa de jaqueta, por exemplo, é bem maior.
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Dicas e Orientações
Qual a função da pasta dental?
Qual a quantidade de pasta ideal?
Qual a diferença entre pasta dental anticárie, antitártaro e antiplaca?
Existe diferença na abrasividade das pastas?
Cuidados pós operatório
Higiene do aparelho ortodontico
Cuidados com o aparelho ortodontico
Halitose
Avulsão (Perda dos Dentes)
Fraturas
Duvidas frequentes
Entre em contato e marque um horário:
Chamar Sombrio / SC
(48) 98412-2457
(48) 3533-2003 - Sombrio / SC
(48) 3626-1444 - Tubarão / SC
(51) 3626-1266 - Torres / RS