Clareamento

Muitas vezes os dentes podem apresentar alterações de cor causadas por hábitos, tais como: o uso abusivo do cigarro, café, chá, Coca-Cola, alimentos com corantes, ou acúmulo de bactérias devido à má higiene bucal, estes hábitos podem tornar os dentes escuros, manchados e sem brilho. Outras vezes, os dentes podem apresentar-se amarelos por envelhecimento, fatores genéticos, problemas internos e uso excessivo de antibiótico (tetraciclina) quando criança. Mas hoje em dia, já é possível branquear ou clarear seus dentes com segurança.

As técnicas de clareamento utilizadas são:

Clareamento Caseiro: Feito em casa, mesmo assim deve ser supervisionado pelo dentista, pois o gel oxidante usado pode causar irritação na gengiva e na boca, se não for aplicado corretamente. O tratamento é feito a noite, antes de dormir a pessoa coloca uma moldeira fina e transparente de acetato (feita pelo dentista com o formato exato dos seus dentes) preenchida com um pouco de gel oxidante. Em contato com os dentes, o agente clareador age sobre o esmalte e a dentina liberando oxigênio e quebrando as moléculas causadoras das manchas.

Clareamento feito no consultório: É quase igual ao caseiro, mas o gel utilizado é mais forte. Geralmente subdivide-se em:

A) Clareamento com o uso de laser e de lâmpadas ativadoras: tem a função de potencializar a ação do gel oxidante, fazendo o resultado aparecer mais rápido. Ele age como catalisador, acelerando o processo de clareamento. Esse método, quando comparado ao clareamento caseiro, tem por vantagem o fato de ter efeitos bem mais rápidos, porém o resultado é semelhante.

B) Clareamento em dentes com tratamento de canal: que é feito em dentes isolados com alteração de cor. O gel (mais concentrado) é inserido no interior do dente e deve ser trocado pelo dentista, podendo ser, ou não, combinado com o clareamento a laser e/ou caseiro.

Os produtos utilizados no clareamento não promovem nenhum prejuízo a saúde bucal e geral do paciente, se utilizados corretamente conforme orientação. O paciente deve saber que após o clareamento, às vezes, é necessário trocar ou retocar as restaurações antigas, pois as restaurações não sofrem ações dos clareadores, podendo parecer mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética. A manutenção geralmente é feita de 1 a 4 anos, dependendo da dieta do paciente (ingestão de alimentos com corantes), cigarro e de outros fatores.

Ok Política de Privacidade

Dicas e Orientações