Voltar

Tratamentos

Profilaxia

O que é profilaxia dental?

A profilaxia dental, também chamada de limpeza dos dentes, é o procedimento através do qual o cirurgião dentista remove o cálculo (tártaro) e o biofilme (placa bacteriana). 

 

Qual a importância de se realizar a profilaxia dental periódica?

O tártaro e a placa provocam a inflamação da gengiva (gengivite). A gengiva inflamada fica inchada, mais vermelha e sangra à escovação ou até espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá   evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando perda do osso de suporte, mobilidade dental e até perda dos dentes. Portanto, realizar a profilaxia periódica é essencial. 

 

Como ela é realizada?

O cálculo (tártaro) é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). O biofilme (placa bacteriana) é removido com jato de água+ar+bicarbonato.

 

 O procedimento é dolorido?

Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência, geralmente o desconforto é mínimo. Alguns poucos pacientes, que têm dentes mais sensíveis, precisarão de anestesia. 

 

De quanto em quanto tempo devo fazer profilaxia dental?

Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Mas há pessoas que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses ou até mensalmente), e algumas poucas pessoas poderão realizar o procedimento uma vez por ano.


Voltar

Dicas e Orientações

Ver todas as Dicas e Orientações

(48) 3533-2003 - Sombrio / SC

(48) 3626-1444 - Tubarão / SC

(51) 3626-1266 - Torres / RS


Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Eduardo Porto