Voltar

Tratamentos

Selantes

Selantes são resinas fluidas capazes de escoar nas fóssulas e fissuras penetrando nos microporos do esmalte condicionado por ácido onde assim será fixada mecanicamente. O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície oclusal de molares e pré-molares do meio bucal, preservando a saúde dentária numa das superfícies mais expostas.

 

Desde a década de setenta observa-se uma redução na incidência de cáries na população jovem e constata-se que não está associada com mudança de hábitos alimentares e à freqüência do consumo de açúcares, observando-se também melhora na qualidade de higiene oral e disseminação do uso diário de flúor. As três principais formas de uso diário de flúor são água de abastecimento público, dentifrícios fluoretados, comprimidos e tabletes. A eficiência dos fluoretos para a redução da cárie é indiscutível, mas a sua atuação é mais benéfica em superfícies lisas do dente, em faces vestibular, lingual e interproximal. Contudo, persistindo o problema das faces oclusais o cirurgião dentista se preocupava em restaurar os dentes afetados pela cárie nessas faces.

 

Dentro da prevenção, que pode permitir uma associação de métodos, são utilizados os selantes de fóssulas e fissuras para o controle das cáries oclusais, principalmente em crianças de idade escolar.

 


Voltar

Dicas e Orientações

Ver todas as Dicas e Orientações

(48) 3533-2003 - Sombrio / SC

(48) 3626-1444 - Tubarão / SC

(51) 3626-1266 - Torres / RS


Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Eduardo Porto