Voltar

Dicas e Orientações

Higiene do aparelho ortodontico

A limpeza dever ser feita sempre que você comer, portanto, leve consigo sempre uma escova macia. Além disto, o fio dental é super importante nesta limpeza. Os passos da escovação são simples e rápidos, portanto não tenha preguiça de limpar os seus dentes, inclusive na escola. Olhe no espelho para verificar se os dentes ficaram bem limpos.

Enquanto estiver usando aparelho fixo, o uso do fio dental continuará a ser necessário. Para que a limpeza seja eficaz, utilize sempre o passa-fio, para a retirada de restos alimentares presentes entre os dentes.

Para limpar a parte superior dos dentes, faça movimentos de "cima para baixo" e de "baixo para cima" nos dentes inferiores. Depois feche os dentes e faça com sua escova movimentos circulares (bolinha) para completar a escovação. Lembre-se que nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes, pois isto pode machucar a gengiva e quebrar o aparelho.

Com movimentos de vai-e-vem, como indicado na figura, capriche na escovação da face oclusal dos seus dentes. Só para lembrar: a escova dever ser trocada em média a cada 3 meses.

a)Escovas

Hoje no mercado existem uma série de escovas  e pastas dentais. O mais importante durante o tratamento ortodôntico é que se faça uma escovação diária de pelo menos 3 vezes por dia e que a pasta utilizada contenha flúor.

Quanto ao tipo de escova, o ideal que ela seja de cerdas macias e possua uma cabeça pequena.

 

B) Fio dental

A parte mais difícil do tratamento ortodôntico é sem dúvida o uso do fio dental pelo paciente.

Utilizamos o passa fio para ajudar  a passar o fio atrás do fio ortodôntico e alcançar entre os dentes


Voltar

(48) 3533-2003 - Sombrio / SC

(48) 3626-1444 - Tubarão / SC

(51) 3626-1266 - Torres / RS


Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Eduardo Porto